Perdeu o documento do veículo?
Perder documentos é sempre uma experiência desagradável. No caso dos automóveis, ainda existe o agravante de não poder circular com o veículo até que uma nova via seja providenciada, saiba como solicitar 2 via do recibo de compra e venda.
A solicitação de segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV) pode ser feita por motivo de perda, furto, roubo ou má conservação.
O cidadão deve registrar boletim de ocorrência informando a perda do documento e solicitar a nova via.
Saiba como solicitar 2 via do recibo de compra e venda com agilidade e rapidez.
CRV (Certificado de Registro do Veículo)
Automóveis sem o Certificado de Registro do Veículo (CRV) não podem circular até a chegada da segunda via
O Certificado de Registo de Veículos (CRV) é o documento emitido no primeiro emplacamento e consta todas as características do veículo.
Deve ser apresentado no momento de venda do veículo e estar com o verso preenchido e reconhecido firma em nome do comprador.
Somente o proprietário do veículo, ou seja, a pessoa que está com o nome no documento é quem pode solicitar essa 2ª via.
Todavia, caso o proprietário esteja impedido de solicitar a emissão, é possível fazer uma procuração pública em cartório, com firma reconhecida e realizar a vistoria em um dos postos do Detran , evitando futuros problemas.
Documentação necessária para emissão da 2ª via de CRV
Declaração de extravio do CRV (preencher o modelo anexo, assinar e reconhecer firma por autenticidade);
Em casos de veículos em nome de bancos/financeira, o cliente deverá solicitar uma autorização do banco/financeira para emissão de uma nova via do documento;
B.O., em caso de roubo/furto;
Cópia do comprovante de endereço;
Cópia do RG, CPF ou CNH;
Laudo veicular ECV, realizado em uma empresa credenciada pelo Detran ou vistoria lacrada se o veículo estiver fora do Estado de Origem.
Além disso, todos os débitos do veículo devem ser quitados.
O que é CRV? E CRLV? Saiba a diferença entre os documentos
O Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) são comumente vinculados ao conceito de documento de carro. A verdade, no entanto, é que poucos sabem o que significa cada um dos nomes. Entenda qual é a diferença entre CRV e CRLV.
A principal diferença entre CRV e CRLV é a validade dos documentos. Ao contrário do Certificado de Registro de Licenciamento, que é emitido anualmente, o CRV não tem prazo de duração. Apenas em alguns casos específicos (listados abaixo) é preciso solicitar um novo documento.
Outra distinção é que o CRV apresenta, anexa, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), conhecida como recibo de compra e venda.
Está precisando regularizar o documento de seu veículo, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós do Despachante Direto resolvemos todo e qualquer tipo de impeditivo.
Solicite um orçamento via formulário de e-mail.